quarta-feira, 31 de dezembro de 2008
Aos Filhos e Filhas de Deus Feliz 2009
Surpreendentemente mais um ano,
Festas de fraternidade
Na esperança do branco
Alguns esperam fogos coloridos
Outros procurarão escapar dos fogos mortais
Trilhas diversas de caminhantes do mesmo planeta no ano que finda
Muitos vestidos de branco
Outros de vermelho sangue-dor
Verbalizam-se votos de esperança e paz.
Ao longe ecoam urros de dor, medo e aflição.
Dos caídos pelas guerras declaradas
Dos caídos pela dor emudecida
Se decompõe a realidade da guerra e mortos na fumaça festiva dos incautos
Por instantes os povos se abraçam,
na cumplicidade da omissão.
Procuram resgatar alegrias e bênçãos
Pensam serem os eleitos!
Videntes pairam,observam..
O desvario ilusório dos seres que procuram a liberdade já decomposta na essência.
Eles, os videntes, lastimam os de branco,
que ignoram os de luto
Surpreendentemente mais um ano,
Apesar do clima profético,
Não avançaram, retrocederam
Na covardia utópica
Em guerras eternas sem paz
Aguardam badalar suave de sinos
Escutarão tambores da opressão
Ana Maria C. Bruni
segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Impunidade no caso Bateau Mouche
Luiz Orlando Carneiro, JB Online
BRASÍLIA - O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, afirmou que a impunidade dos responsáveis pela tragédia do Bateau Mouche - ocorrida há 20 anos, na Baía de Guanabara – "afunda a credibilidade do Poder Judiciário e faz naufragar as esperanças daqueles que, um dia, acreditaram ser possível a justa reparação judicial". Para Britto, é "lamentável" que o Judiciário não tenha cumprido "seu papel fundamental na conservação do Estado Democrático de Direito e na tarefa de levar a palavra da justiça àqueles que dela necessitam".
O presidente da OAB lembrou que, há muito, a entidade defende a tese de que casos emblemáticos que atingem a sociedade brasileira - como o do Bateau Mouche, que naufragou matando 55 pessoas que assistiam, a bordo, a queima de fogos em Copacabana, na virada do ano de 1988 – deveriam receber a atenção especial do Poder Judiciário. Para ele, se a idéia tivesse merecido acolhida, "evitaria, como se está agora a recordar, a ocorrência de casos não julgados ou que prescrevem, só trazendo desânimo ao cidadão brasileiro em sua histórica luta em fazer da Justiça uma atividade-fim do Estado
http://jbonline.terra.com.br/extra/2008/12/29/e291217157.html
.....
Críticas não trarão justiça nem aliviarão as dores dos familiares. Os direitos destas famílias foram usurpados pelo judiciário brasileiro!
Um Ordem é uma ordem não uma desordem, durante 20 anos esta Ordem não poderia ter evitado este desfecho?
Ana Maria C. Bruni
La Bruni em Itacaré -Bahia
Policiais militares à paisana, agentes de segurança franceses e seguranças da pousada tentaram impedir que a imprensa fizesse imagens da primeira-dama, e montaram barreiras visuais em toda a extensão da praia que margeia o Txai Resort, onde ela está hospedada. O esforço dos policiais e dos seguranças presidenciais, no entanto, revelou-se infrutífero e os repórteres fotográficos registraram todo o banho.
Integrantes do corpo diplomático francês chegaram hoje a Itacarezinho, e há um rumor de que Sarkozy e Carla Bruni poderiam esticar sua permanência na região e ficar até o réveillon, mas a situação na Europa leva a pensar que isso não será possível.
1989 Bateau Mouche Após 20 anos, vítimas esperam indenização
A tragédia do naufrágio do Bateau Mouche, que resultou na morte de 55 pessoas durante as comemorações de ano novo em 1989, completa 20 anos na próxima quarta-feira sem que ninguém sido condenado. Para piorar, apenas um parente de um garçom recebeu o equivalente a R$ 20 mil após entrar com ação contra um restaurante dos donos do barco. Para piorar, informa o jornal, o processo criminal contra o grupo de espanhóis que empresariavam o Bateau Mouche prescreveu antes de a tragédia completar dez anos, deixando os sete sócios do barco e os dois da agência de turismo Itatiaia (que vendeu os ingressos) livres. Todos foram absolvidos em primeira instância, pelo juiz Jasmin Simões Costa.
1989 Bateau Mouche Após 20 anos, vítimas esperam indenização
Desejamos que, os que permitiram, se calaram, embromaram e agiram para que a justiça não se pronunciasse neste caso trágico que macula o Rio de Janeiro, naufraguem em todas as lágrimas destes longos anos de dor dos que perderam seus familiares e sentem a lança da injustiça.
Neste Verão Não Mate.Não Morra
O artigo 135 do Código Penal Brasileiro é bem claro: deixar de prestar socorro à vítima de acidentes ou pessoas em perigo eminente, podendo fazê-lo, é crime.
A grande maioria dos acidentes poderia ser evitada, porém, quando eles ocorrem, alguns conhecimentos simples podem diminuir o sofrimento, evitar complicações futuras e até mesmo salvar vidas.
O fundamental é saber que, em situações de emergência, deve se manter a calma e ter em mente que a prestação de primeiros socorros não exclui a importância de um médico. Além disso, certifique-se de que há condições seguras o bastante para a prestação do socorro sem riscos para você. Não se esqueça que um atendimento de emergência mal feito pode comprometer ainda mais a saúde da vítima.
Soluções para Cuba
Se não propões "soluções", nem se atreves a fazer uso da arma do criticismo, explica-me porque tampouco não ofereces um só remédio. Seu tom me lembra as aborrecidas assembléias de pioneiros em que estive presente durante todos meus anos escolares. Quando me chegava o turno de falar e meus comentários transbordavam do pessoal para criticar o sistêmico, alguem me parava bruscamente para recordar que um verdadeiro revolucionário propõe soluções, não queixas. Exercer o discernimento devia ser feito de forma construtiva - me advertiam - e com o tempo compreendi que não era um chamado à crítica pungente senão ao conformismo.
Aquelas críticas cerceadas trouxeram estes problemas para os que nem sequer, proponentes da "crítica útil", tem uma solução. Meus escassos conhecimentos de matéria econômica não me permitem, por exemplo, aventurar-me a corrigir a injustiça da dualidade econômica em que vivemos fazem quinze anos. Tampouco tenho antecedentes científicos para saber como se resolverá a maldita circunstância do marabú (erva-daninha) crescendo por todas as partes. Pernas curtas na política me impedem de prever como se farão efetivas as palavras de João Paulo II de "que Cuba se abra ao mundo e o mundo se abra à Cuba".
Sem embargo, meu olfato cidadão fez-me descobrir intuitivamente a SOLUÇÃO. Sómente a livre opinião fará com que aqueles que podem mostrar remédios se atrevam a fazê-lo. O economista que guarda em sua gaveta o plano para sanear a economia cubana necessita de garantias de que não será castigado por dizer suas idéias. Todos os projetos políticos, sociais e de política exterior, que estão ocultos ante a possível represália que podem sofrer seus criadores, reclamam um espaço de respeito.
Deixem que todos falem, não importa se lamentando ou com o respaldo de uma proposta estudada para enfrentar os problemas. Anunciem públicamente que cada cubano pode dizer o que pensa e propor uma solução desde a cor política e a orientação ideológica em que creia. Verão então como afloram os bálsamos, como a queixa cede lugar à proposta e quanto mal isso faz ao crônicos detentores da crítica.
SoluçõesEscrito por: yoani.sanchez en Geração Y
Brasil em Guerra?
O Brasil ocupou o primeiro lugar em mortes violentas no estudo comparativo entre 11 países realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea). A pesquisa foi divulgada ontem (19) e apontou, na análise da proporção estimada de mortes por danos intencionais, que a violência foi a causa de 4,69% das mortes ocorridas nos anos de 2002 a 2003.
Esse índice é praticamente o dobro de todos os outros países pesquisados: África do Sul, México, Argentina, Índia, China, Rússia, Espanha, Alemanha, Finlândia e Estados Unidos.
"Quando vemos as mortes causadas por danos intencionais, verificamos que o índice no Brasil é praticamente o dobro de qualquer outro país.
Leia em Portal Ecodebate
Aumentou o número de mortes provocadas pela polícia de São Paulo quando se comparam os primeiros semestres de 2007 e 2008. O número subiu de 201, em 2007, para 245, em 2008, de acordo com artigo do relatório publicado pela Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, nesta quinta-feira.
Leia Ultimo Segundo
As estatísticas da violência contra a mulher no Brasil são assustadoras.
Em 2004 foram assassinadas, no Brasil, 3830 mulheres.
Em 2006, no período de janeiro a junho, só em Pernambuco foram assassinadas 285 mulheres.
60 a 70% delas foram assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados, ex-namorados.
Outras 20% por parentes, vizinhos e conhecidos.
Pernambuco é só o 3º entre os estados que mais matam mulheres.
Foram 6,5 mortes por 100.000 mulheres em 2004
As estatísticas da violência contra a mulher no Brasil são assustadoras.
Em 2004 foram assassinadas, no Brasil, 3830 mulheres.
Em 2006, no período de janeiro a junho, só em Pernambuco foram assassinadas 285 mulheres.
60 a 70% delas foram assassinadas por parceiros, ex-parceiros, namorados, ex-namorados.
Outras 20% por parentes, vizinhos e conhecidos.
Pernambuco é só o 3º entre os estados que mais matam mulheres.
Foram 6,5 mortes por 100.000 mulheres em 2004
As estatísticas oficiais estão muito aquém da realidade...
Leia aqui
Franceses na Bahia
Franceses são assaltados e espancados na Bahia
Um casal de turistas franceses foi assaltado e espancado na Ilha de Itaparica, em Salvador. Com uma série de hematomas, Jean Maxime e Michelle Cautra foram socorridos ao hospital Roberto Santos, na capital baiana, e passam bem, informou a Polícia Militar.
Ainda de acordo com a PM, não há informações sobre o que foi levado. Segundo a Polícia Militar (PM), a mulher ficou mais machucada, com ferimentos no rosto. A polícia procura os assaltantes.
Redação Terra
...
Em ITACARÉ família francesa vítima de golpistas sofre ameaças , agressões e perseguições.
Nete ano que se comemora os laços estreitos entre França e Brasil é fundamental que a França através de seu Consulado proteja e fale pelos seus filhos que se transferem com suas famílias para solo brasileiro.
Um país que não respeita os direitos de seus próprios cidadãos não tem o direito de receber cidadãos e investimentos de outros países!
Itacaré- Bahia
Ana Maria C. Bruni
As palavras de Sarkosy que reativem a moral e o civismo de Itacaré
Derrotamos a frivolidade e a hipocrisia dos intelectuais progressistas. O pensamento único é daquele que sabe tudo e que condena a política enquanto a mesma é praticada. Não vamos permitir de mercantilizar um mundo onde não há lugar para a cultura:
*desde 1968 não se podia falar da moral. Haviam-nos imposto o relativismo. A idéia de que tudo é igual, o verdadeiro e o falso, o belo e o feio, que o aluno vale tanto como o mestre, que não se podia dar notas para não traumatizar o mau estudante.
* Fizeram-nos crer que a vítima conta menos que o delinqüente. Que a autoridade estava morta, que as boas maneiras haviam terminado. Que não havia nada sagrado, nada admirável. Era o slogan de maio de 68 nas paredes da Sorbonne: 'Viver sem obrigações e gozar sem trabalhar'.
Quiseram terminar com a escola de excelência e do civismo. Assassinaram os escrúpulos e a ética. Uma esquerda hipócrita que permitia indenizações milionárias aos grandes executivos e o triunfo do predador sobre o empreendedor.
Nicolas Sarkozy, Presidente da França
...
E por vários caminhos Deus envia Suas palavras afim de reavivar o sagrado dos princípios, dos valores humanos, da moral, da ética!
Sempre haverá um poder maior para falar em nome de Deus e silenciar as bestas!
Sarkozy ,com sua esposa Carla Bruni e família passam uma temporada em Itacaré-Bahia
Ana Maria C. Bruni
Estão voltando para casa pela marolinha!
Em Portugal, dados obtidos pelo Estado com a Organização Mundial de Migrações apontam que a crise está entre os fatores que levam brasileiros a pedir ajuda para voltar. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
O banho de mar de Carla Bruni em Itacaré-Bahia
Um dia
Somos agora no Brasil: 190.410.988 habitantes.
Somos agora no Mundo: 6.745.714.137 habitantes
...
No Paquistão os Talibãs proibem que meninas frequentem escolas
No Brasil vivemos em estatísticas pelos estados no ranking da violência contra a mulher.
Enquanto isto caímos, morremos e morremos e por cruel ironia pedimos ajuda para aqueles que nos abatem.
Assim encerraremos este ano de 2008 e em 2009 não será diferente se nós mulheres não nos unirmos e não nos posicionarmos com energia, coragem e persistência pelos direitos a que temos direito.
Um dia perceberão que somos em maior número e mais resistentes ao sofrimento e então o extermínio terá fim e as posições serão alteradas
Ana Maria C. Bruni
Video no Itacare News
www.territoriomulher.com.br
O que diz Sarkozy do Brasil
O presidente francês, Nicolas Sarkozy, afirmou nesta segunda-feira no Rio que defende o ingresso do Brasil no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas). Além disso, declarou que a União Européia (UE) está interessada em levar propostas conjuntas com o país à cúpula do G20, que acontecerá em abril, em Londres.
Leia Mais na Veja.Com
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta terça-feira que o Brasil poderá se tornar uma potência militar com fins pacíficos, depois de assinar uma série de acordos, inclusive na área militar, com o governo brasileiro.
Leia na Folha
Os Favoritos da Violência
Sim, apesar de tudo que passei a violência ainda me choca!
E me chocará sempre, a crueldade, a hipocrisia, a traição, os psicopatas!
Sim, fico chocada com os programas e pela maneira que são apresentados
Sim, fico chocada com as Favoritas da Morte
Em pleno Natal o ápice da violência, da psicopatia desenfreada, da traição, dos crimes em todos os lares das famílias brasileiras
Estamos sendo vampirizados, com anestesias coloridas entre comerciais. Sedentos de sangue nos transformam em zumbis cultuando a violência, nos programando a indiferença.
Por isso os criminosos agem, os que poderiam ir contra eles vivem no torpor e morrerão nele.
São muitos crimes, catálogos de nomes que se foram. De maneira vertiginosa sucedem os crimes físicos e morais e nos fazem viver em transe até quando nos atingem diretamente então tentamos apelar para outros como assim tentaram fazer conosco sem exito
Quando falamos de vida dizem ser baboseiras!
Minha Farinha é de outro saco e com certeza não é destas terras!
A quem entregamos o Poder no Brasil? CORRUPÇÃO
A quem entregamos o Poder no Brasil? CORRUPÇÃO

A CPI das Milícias da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro indiciou 226 pessoas por participação em grupos paramilitares no Estado. A comissão encerrou suas atividades na sexta-feira. Entre os indiciados estão um deputado estadual, cinco vereadores e o ex-chefe da Polícia Civil do Rio de Janeiro, deputado estadual cassado Álvaro Lins, além de 67 policiais militares, oito policiais civis, três bombeiros, dois agentes penitenciários e dois cabos das Forças Armadas. leia mais »
BRUNI em ITACARÉ
BRUNI em ITACARÉ




por onde andam as primeiras damas ?

Será que a Marisa...já foi encontrada? Quem sabe ela foi descoberta ontem, descongelando junto com o Peru?
Esses sumiços de Dona Marisa, essas quedas da cama...já estão me preocupando. Será que ela anda bem? Será que a última plastica funcionou?
Nenhuma fotinha oficial da primeira família junto a árvore? Uma mensagem natalina com a família reunida...É tão comum isso...alias, vocês já perceberam que os presidentes de esquerda da América Latina não possuem primeira dama e quando possuem..bem, é a Dona Marisa
Evo - solteiro
Chávez - separado e atualmente tico-tico no fubá
Rafael Correa - diz a lenda, que é noivo
Lugo - uma incógnita
Lula - tem a Dona Marisa que ou não está ou não foi. Só se retira do armário em cerimônias onde pegaria muito, mas muito mal não dar as caras.
Fidel - ter mulher teve..mas, nunca soube quem era a mãe de seus filhos, exilados em Miami
Raúl - Nossa..desse a lenda é tão mesquinha que nem vou entrar em detalhes
E o Ortega, acusado de sujeiras com a enteada...
E a Dona Marta Suplicy , tão amiga da turma, teve a coragem de pergunta se o Kassab era casado..se tinha filhos...
Mas, voltando a nossa amantíssima e atuante primeira dama: Se ela não parecer em alguma foto oficial deste natal..nem que for na revista Caras...vou ficar muito, mas, muito curiosa e preocupada. do Dois em Cena! A família Silva passsou o natal em Brasilia
BRUNI no BRASIL
BRUNI no BRASIL

Bruni em Itacaré
Presidente da França Sarkozy e Carla Bruni em Itacaré
O casal Nicholas Sarkozy e Carla Bruni desembarcou no aeroporto de Ilhéus por volta das 15h desta terça-feira, dia 23. Segundo fontes não oficiais, a previsão é que o presidente francês e sua primeira-dama permaneçam na Bahia até o próximo dia 29. Hoje, Carla Bruni completa 41 anos de vida e a comemoração privada deve ocorrer no Resort Txai, para onde o casal seguiu logo após desembarcar. O governante francês veio ao Brasil participar do 2° Encontro União Européia – Brasil, no Rio de Janeiro.
Uma chuva fraca caiu nesta tarde em Ilhéus e o aeroporto não conta com radar para auxiliar os pousos e decolagens, tampouco pode operar com instrumentos, pois está localizado entre morros, prédios e casas. A aeronave presidencial pousou no visual. Dois helicópteros da Marinha Brasileira aguardavam o casal no pátio do aeroporto para transportá-los imediatamente ao Resort Txai, no município de Itacaré, a 17km do centro da cidade.
O casal Sarkozy ficará hospedado num resort instalado num trecho de mata atlântica, com praia particular e completamente isolada da cidade de Itacaré, situada a três quilômetros da Praia de Itacarezinho, muito freqüentada por surfistas e turistas.
Ela e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, desembarcaram no litoral baiano para passar o período natalino, após o chefe de Estado ter participado da 2ª Cúpula Brasil /União Européia, no Rio, quando fechou acordos comerciais e militares com o Brasil. Pela manhã, no Rio, Carla visitou a Favela do Cantagalo e assistiu a um desfile de moda de moradores da comunidade.
O casal está hospedado no resort Txai, em uma praia paradisíaca e isolada, localizada a 17 quilômetros do centro de Itacaré. Um barco da Marinha brasileira faz, inclusive, o monitoramento do local, impedindo que qualquer embarcação se aproxime da praia.
Do A Tarde
PF colhe depoimentos no Inquérito da Operação Vassoura de Bruxa
Ao todo foram ouvidas 38 pessoas, entre as quais 6 prefeitos municipais, diversos funcionários públicos municipais e empresários. Dos investigados ouvidos, 32 foram indiciados pelos crimes apurados no inquérito. Os indiciamentos variavam de acordo com a conduta comprovada dos investigados, sendo os principais delitos os seguintes: estelionato, formação de quadrilha, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção passiva, corrupção ativa, fraudes a licitações e crimes de responsabilidade de prefeitos. Todos os prefeitos, vereadores e secretários municipais ouvidos foram indiciados.
No início da próxima semana todos os computadores, pen-drives, discos rígidos e demais equipamentos de informática serão encaminhados à Superintendência Regional da Polícia Federal em Salvador para serem submetidos à perícia técnica, a fim de que as informações e provas neles contidas sejam juntadas ao inquérito.
Foi autorizada a extração de cópias dos meios informatizados de armazenamento de dados pelas prefeituras que assim requereram, a fim de não prejudicar os serviços públicos dessas municipalidades.
A próxima etapa dos trabalhos consistirá na abertura dos malotes e análise do material apreendido, cujo trabalho deverá ser desenvolvido em conjunto com técnicos da Controladoria-Geral da União (CGU).
Outras pessoas deverão ser intimadas a depor a partir de janeiro de 2009, quando serão instaurados, pelo menos, trinta novos inquéritos a partir do procedimento principal, por decisão do TRF 01, para que as fraudes sejam apuradas em um inquérito para cada município atingido pela organização criminosa.
Comunicação da PF
Sarkozi no Brasil
O presidente da França, Nicolas Sarkozy, disse nesta segunda-feira que a crise financeira mundial faz com que o mundo entre de forma definitiva no século 21. Para o chefe de Estado francês, o mundo não poderia continuar aplicando regras ultrapassadas na economia.
"O ano de 2008 vai ficar marcado na história como o ano em que o mundo entrou no século 21", afirmou Sarkozy durante o 2º Encontro Comercial de Brasil e União Européia, no Rio de Janeiro. Sarkozy observou que a crise amplia a importância do papel da política do mundo. Para ele, a voz da Europa não vinha sendo ouvida devidamente pelos chefes de Estado. "Os mesmos que diziam que o mundo seria ótimo em 2008 e que agora dizem que será ruim em 2009 vão me dizer o que eu tenho que fazer?", criticou Sarkozy, ao comentar as expectativas dos analistas de economia. O presidente da França defendeu ainda a entrada do Brasil no Conselho de Segurança da ONU. Ele defendeu que o mundo precisa do Brasil na governança global. "Eu e Lula nos entendemos. Ele diz algo que faz sentido. Muitos falam muito e não dizem nada. Precisamos do Brasil para a regulamentação do fluxo financeiro mundial", afirmou.
Ericka Omena Erickson suas palavras sempre presentes
Lembre-se de todas as nossas mulheres nas cadeias
Lembre-se de todas as nossas mulheres em protestos
Lembre-se de todas as nossas mulheres em anos de lutas
Lembre-se de todas as nossas mulheres, seus triunfos e lágrimas
(Women's Day Song, África do Sul)
Com o coração rasgado e indignado após saber sobre a menina de Abaetetuba, Pará, que foi violentada por um mês ao ficar presa com 20 homens em uma cela, com a conivência dos policiais, reconheço mais uma vez que há muito ainda a ser feito para o avanço dos direitos humanos das mulheres no Brasil e no mundo. Por isso, não posso e não consigo ficar calada.
Sinto-me conectada a vocês, mulheres, pelo nosso gênero em comum e por tudo o que a ele está aliado, incluindo os sofrimentos causados pelo ainda prevalecente afronto à nossa dignidade humana. Por isso, escrevo-lhes esta mensagem e as chamo de "irmãs", com o mais profundo reconhecimento na nossa natureza divina como geradoras e protetoras da vida.
Quando atos de violência afetam uma mulher, todas nós, incluindo nossas futuras gerações, são afetadas. Darfur, região do Sudão, país da África, no qual milhares de mulheres são mortas e outras não podem ir à busca de comida com medo de serem violentadas por milícias, parecia longe de nós. Mas o caso da menina de Abaetetuba nos lembrou que Darfur está em várias partes do mundo.
Atos de violência ocorrem de diversas formas e incluem o fato de não termos a quem recorrer quando somos violentadas, pois ainda não estruturamos nossa sociedade de forma adequada. Delegacias de mulheres, vagões de trens dedicados somente às mulheres e a Lei Maria da Penha são avanços brasileiros em direção ao respeito e suporte às causas femininas, mas ainda temos muito a conquistar e implementar para eliminarmos a discriminação, o abuso e a violência contra todas nós.
Assim, aceitemos todas as mulheres como nossas irmãs e atuemos de acordo. Por exemplo, vamos participar todos os anos da campanha mundial "16 Dias de Ativismo Pelo Fim da Volência Contra As Mulheres" (www.agende.org.br/16dias/) da forma que pudermos para combatermos esse problema social. Mas precisamos estar unidas em nossas famílias, organizações, empresas e comunidades para promovermos mudanças, não somente nos 16 dias que seguem o Dia 25 de Novembro, Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres, mas todos os dias.
O que podemos fazer? Procurar uma organização que trabalhe especialmente com mulheres em nossas cidades para dar apoio. Educar umas às outras sobre nossos direitos, especialmente sobre a Lei Maria da Penha, que agora completa somente um ano e ainda precisa ser muito divulgada. Trabalhar para prevenir novos casos de violência através da mudança nos sistemas e instituições sociais em direção a uma cultura que tenha valores femininos como fundação. Cuidemos umas das outras em espírito de irmandade.
Nós somos as líderes que estamos procurando. Vamos mudar nossas sociedades começando por nós mesmas, todos os dias, para que futuras Anas escrevam poesias diferentes da poesia abaixo.
Sociedade Brasileira
..ela se cala
ela se omite
ela compactua
ela silencia
ela não ouve
ela não auxilia
ela não fala
ela não se movimenta
ela não se une
ela não se solidariza
ela é covarde
ela é acomodada
ela não grita
...ela é você
...ela somos nós
Ana Maria C. Bruni
Ana Maria C. Bruni é mais uma vítima da violência contra mulheres. Para mais informações visite www.territoriomulher.com.br
Às minhas irmãs com amor
Ericka Omena Erickson
http://www.politic.com.br/cols_view.php?id=674
Às vezes não temos controle sobre o que acontece conosco, e também não temos controle sobre a nossa influência sobre outras pessoas. Mas temos controle sobre a nossa atitude diante de todos esses eventos. Sua atitude diante dos fatos que aconteceram e acontecem com você é admirável e promove o fortalecimento da auto-estima e garra de muitas mulheres, mesmo que elas não se comuniquem diretamente com você. A sua entrevista com a Jornalista Vera Matos é mais uma de suas ações que fortalece o nosso movimento pelo respeito e desenvolvimento dos direitos de nós mulheres. Parabéns e mais uma vez obrigada por expor seu caso, sua luta e seus pensamentos.
Ericka Omena Erickson
segunda-feira, 22 de dezembro de 2008
Mudando a paisagem de Ilhéus!
Após sofrer com a decadência da cultura cacaueira a partir da década de 80, a região sul da Bahia voltará a ser protagonista no cenário econômico estadual a médio prazo, de acordo com avaliação de empresários e membros do governo do Estado. A análise positiva se deve a investimentos bilionários, principalmente na área de infra- estrutura,que a região receberá nos próximos anos.
Vista de Ilhéus: do cacau ao petróleo, novos investimentos podem mudar a paisagem da região
(Foto: Agecom)
Sede do futuro Porto Sul, do trecho final da ferrovia Oeste Leste e de um novo aeroporto, a cidade de Ilhéus (distante 458 km de Slavador) deve se transformar num dos pontos logísticos mais importantes do país. Somam-se a este panorama a descoberta recente de petróleo a região da Bacia de Jequitinhonha e de minério de ferro em Caetité.
ENTRAVE
Um dos entraves da economia baiana consiste justamente no custo do transporte dos produtos para o mercado exterior. Para além de baratear o escoamento da produção de grãos e de minério de ferro, a expectativa do empresariado é que os investimentos, superiores a R$6,7 bilhões, possibilitem a criação de novos pólos industriais em toda a região sul. Em entrevista ao CORREIO no mês passado, quando falou da possibilidade de uma ponte que interligasse Salvador à Ilha de Itaparica,coma possibilidade de redução em 150 quilômetros da distância entre a capital e o sul do estado, o diretor da Bolsa de Valores da Bahia, Wilson Andrade, afirmou que a região "tem um potencial de crescimento econômico ainda inexplorado".
"Ao fim da construção desse complexo multimodial, Ilhéus será um dos mais importantes pólos logísticos do país, escoando toda a produção do oeste brasileiro", diz o diretor-executivo da Associação dos Usuários de Portos (Usuport), Paulo Villa. Contudo, ele considera que a medida não resolve por si só os gargalos existentes nos portos de Aratu e Salvador.
Já para o presidente da Associação Comercial de Ilhéus, José Leite,a maior importância dos projetos reside na geração de empregos. "Apenas com o porto, serão mais de dez mil novos empregos", estima o empresário.
Ferrovia deve gerar dez mil empregos
Na ferrovia que ligará o oeste do país ao litoral sul baiano, cujos estudos de viabilidade técnica e ambiental já estão em andamento, serão investidos R$2,5 bilhões. A malha ferroviária ligará o Mato Grosso, Goiás, Tocantins e Distrito Federal a Ilhéus.
"Empresas ligadas à produção de grãos, a exemplo das fabricantes de fertilizantes, deverão se instalar nas proximidades da ferrovia", diz o presidente da Associação de Irrigantes do Oeste da Bahia (Aiba), Humberto Santa Cruz. A ferrovia Oeste-Leste será utilizada, sobretudo, para transporte em granéis, com predominância de grãos, minérios e biocombustíveis produzidos nas regiões oeste, sudoeste e sul da Bahia.
Já para importação, a nova via férrea beneficiará o escoamento de fertilizantes e derivados de petróleo do litoral até o oeste do estado. A construção deve gerar mais de dez mil empregos. A interligação pela ferrovia deve criar uma nova via de comércio exterior que deve atrair os usuários de outros portos, cuja capacidade está saturada, a exemplo dos que estão localizados na região sudeste do país.
As obras para instalação da malha ferroviária começarão em junho de 2009. Informações do governo do estado dão conta que a entrega do trecho Ilhéus/Caetité da ferrovia será em julho de 2011 e outro trecho Caetité-Barreiras/São Desidério está previsto para julho de 2012.
O trecho de Barreiras/ São Desidério até Figueirópolis, no estado do Tocantins, deve ficar pronto em dezembro de 2012. O setor de minério de ferro será um dos beneficiados. Em Caetité foi descoberta uma imensa jazida cuja capacidade está estimada em quatro bilhões de toneladas de ferro. A Bahia Mineração Ltda (BML) prevê exportar 25 milhões de toneladas de minério de ferro em 2012.
Já a produção de grãos no cerrado deve saltar das atuais cinco milhões de toneladas para 15 milhões com o complexo multimodal. Segundo o secretário estadual de Planejamento, Ronald Lobato, a ferrovia é um sonho antigo que vai proporcionar a integração da Bahia com o Oeste brasileiro.
Mais de R$4,2 bilhões em investimentos
O Porto Sul consumirá recursos em torno de R$4 bilhões e vai se localizar numa área de 1.771 hectares, na localidade de Ponta da Tulha, no sentido Ilhéus-Itacaré. O complexo multimodal será formado por porto, retroárea portuária, ferrovia, rodovia, aeroporto, terminais turísticos e de carga alfandegária.
O terminal será também do tipo off shore, com a atracação das embarcações a três quilômetros da praia. "Queremos escoar por ano cerca de 90 milhões de toneladas", afirma o secretário estadual do Planejamento, Ronald Lobato. Ele disse que a construção do porto não deverá ser afetada pela crise já que a previsão é que o terminal comece a operar em 2012.
Já os investimentos previstos para a construção de um novo aeroporto em Ilhéus são da ordem de R$200 milhões. O presidente Lula e o governador Jaques Wagner já assinaram termo de cooperação.
Nova fronteira petrolífera
Em novembro passado, a Petrobras e a companhia noruguesa StatoilHydro informaram que indícios de petróleo foram encontrados em um poço de exploração no prospecto de Lua Nova, na Bacia do Jequitinhonha. A região marítima, próxima do litoral, entre Ilhéus e Belmonte, é considerada prioritária para a empresa brasileira, que deslocou equipamentos do pré-sal para a Bacia do Jequitinhonha.
O poço é operado pela Petrobras, que tem 60% de participação, e pela StatoilHydro, que detém os 40% restantes. "Foi confirmada a presença de reservatórios de petróleo em arenitos do período cretáceo superior. Mais perfurações e análises serão feitas para determinar se a descoberta tem um potencial econômico positivo", informou a nota divulgada à imprensa pela estatal.
" O poço será perfurado em maiores profundidades, de acordo com o programa de exploração", completa o comunicado. Esse foi o primeiro poço perfurado em águas profundas na Bacia do Jequitinhonha, com uma profundidade de 2.300 metros, mas que deve ultrapassar os cinco mil metros. O bloco está localizado a 74 quilômetros da costa da Bahia, em lâmina d'água profunda, 2.354 metros,com os reservatórios situados a aproximadamente 3.630 metros de profundidade.
A Petrobras informou, ainda, que a extensão da jazida e sua economicidade serão avaliadas posteriormente em Plano de Avaliação a ser proposto à ANP. "A Bacia do Jequitinhonha é considerada como fronteira exploratória, ou seja, é uma área ainda inexplorada, mas com grande potencial de conter acumulações comerciais de óleo e gás. Desse modo, há uma relativa prioridade nos trabalhos exploratórios na bacia", afirmou o gerente geral de exploração e produção na Bahia, Antonio Rivas.
Segundo ele, caso seja configurado o potencial, é aberta a perspectiva de se tornar uma nova área produtora para a Petrobras.
PÓLO
Caso as descobertas no Pré-sal baiano sejam confirmadas, a região sul do estado deve se transformar, nos próximos anos, em um novo pólo de produção petrolífera do país, proporcionando grandes investimentos e a geração de milhares de empregos.
.....
Esperamos que visando os lucros e benefícios no presente não seja esquecido e sim tratado como prioridade máxima o meio-ambiente e o impacto social na região.
Neste Blog diversos post sobre o Porto Sul de diversos ambientalistas.
Ana Maria C. Bruni
domingo, 21 de dezembro de 2008
A M I A N T O
Amianto -O único problema é ser mortal.
CONCEIÇÃO LEMES: COMO PROTEGER SUA FAMÍLIA DO AMIANTO, A FIBRA QUE MATA Leia no Via Mundo
e mais sobre Amianto
Amianto ou Asbesto por muitos anos foi considerado o "mineral mágico" pelas suas propriedades de incombustibilidade, altas resistências mecância e ao ataque químico e biológico, mas ao longo do século passado se constatou em inúmeros estudos independentes e de renomados cientistas que o mesmo é um reconhecido cancerígeno para os seres humanos sob todas as formas.
Portanto, não há dúvidas sobre o potencial carcinogênico do amianto (nome comercial da parte fibrosa do silicato de magnésio hidratado), seja ele do tipo branco ( a crisotila, produzida em nosso país pela Eternit no estado de Goiás através de sua subsidiária SAMA) ou da família dos anfibólios (amiantos marrom, azul etc). Falar, portanto, em menos ou mais cancerígeno não altera suas características de induzir ao câncer de pulmão (adenocarcinoma), de laringe, do aparelho digestivo e outros órgãos e o mais temível deles, que é o mesotelioma de pleura ou peritônio, que atingem respectivamente a membrana que reveste a cavidade torácica e abdominal. O mesotelioma não depende nem de tempo de exposição e nem de concentração de poeira, não tem relação com o ato de fumar e pode atingir a população indireta e ambientalmente exposta; isto é, é um grave problema de saúde pública e não se restringe a um problema "meramente ocupacional", como gostam de se referir os empregadores.
Nenhum estudo, nem os produzidos pela indústria, como estes que circularam profusamente hoje neste Rede, provaram que o amianto não faz mal à saúde.Os próprios lobbystas da indúsria do amianto reconhecem sua nocividade.
Como a visão deles é parcial, isto é, só querem focar o que lhes interessa que é o risco ocupacional vivem afirmando que "as fábricas brasileiras estão sob controle, que cumprem a legislação em nosso país - um dos mais rigosoros do mundo, que os próprios trabalhadores fiscalizam as fábricas, que eles interrompem a produção quando limites são ultrapassados e garantem, o que é mais incrível, que ninguém que se expôs ao amianto após 1980 está doente e que todas as doenças que têm sido publicadas na literatura nacional são devidas ao mau uso feito pelos empresários do amianto em anos anteriores por conta do desconhecimento que eles tinham dos riscos associados ao amianto".Para responder a cada uma destas "verdades" produzidas pelo discurso empresarial, poderíamos elaborar uma tese, desqualificando argumentos infantis, ridículos e que subestimam a nossa inteligência, mas em rápidas palavras podemos dizer que:
1) Nenhum limite de segurança foi estabelecido por organismos internacionais respeitadíssimos como a ONS-Organizção Mundial da Saúde, abaixo do qual não há risco à saúde dos que se expõem as fibras cancerígenas do amianto;
2) Todos os tipos de amianto induzem ao câncer e portanto não há sustentabilidade na tese de que o amianto brasileiro é seguro, diferentemente do que foi usado fora daqui....lembrar que o amianto brasileiro ou criotila é o tipo que se consome e ainda se produz em 95% dos casos;
3) Dizer que as fábricas brasileiras são um modelo de gestão de risco é um insulto a qualquer um....eu fiscalizo empresas há mais de 2 décadas e posso afirmar que esta afirmação é uma falácia e que os trabalhadores mesmo que conheçam profundamente seu processo produtivo não gozam de liberdade o suficiente para tomar atitudes, como por exemplo interditar um setor ou totalmente sua empresa. Para completar, posso dizer que com raras exceções, a maioria dos sindicatos de empregados de empresas de amianto são defensores intransigentes da continuidade da exploração da fibra cancerígena, o que dá ainda menos condições para os trabalhadores se manifestarem, já que estão representados pelo que há de mais pelego e subalterno aos interesses dos patrões do que estes sindicatos.
4) Quanto à "futurologia" propagandeada pelos asssessores e lobbystas da indústria do amianto de que ninguém que se expôs depois de 1980 adoecerá; isto é uma afirmação tão calhorda que deveria nem ser respondida, já que as doenças do amianto levam em geral de 20-50 para se manifestar....então para se ter certeza desta sandice, teríamos de esperar até 2030 para confirmar o não o que dizem estes lobbystas. Este é justo o prazo que a indústria desejaria ter ainda de exploração do amianto no país para continuar a auferir estes enormes lucros! Eles querem com este discurso somente protelar qualquer decisão sobre o assunto....
Quantos mais ainda terão de morrer para que nossos governantes se conscientizem da gravidade do problema???Quantos mais vítimas terão de ser sacrificadas para que a sociedade brasileira aceite qualquer estudo ou argumento produzido pela indústria da morte???
Fernanda Giannasi
Coordenadora da Rede Virtual-Cidadã pelo Banimento do Amianto para a América Latina
e mais No Blog do Roriz
Supremo Tribunal Federal (STF) já começa a se sensibilizar diante do entendimento da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (AIPC), da Organização Mundial da Saúde (OMS), de que todos os tipos de fibra de amianto, em qualquer estágio de produção, transformação e uso, são substâncias cancerígenas para humanos. Um laudo contundente, de fé pública internacional.
...
Desconhecemos os males do Amianto, devemos pesquisar e nos manifestar.
Escrevam para : entrevista@senado.gov.br e peçam entrevistas sobre o assunto.
Escrevam para nossos deputados e senadores, endereços no Blog : www.emaildenuncias.blogspot.com
quarta-feira, 17 de dezembro de 2008
BRUNI em ITACARÉ
BRUNI em ITACARÉ




terça-feira, 16 de dezembro de 2008
A REALIDADE INFERNAL NO PARAÍSO DE ITACARÉ 1
A situação conforme notícias:
A Policia Civil continua em greve.
O delegado regional, Moisés Damasceno, disse que com os agentes civis em greve só pode contar com a Polícia Militar no trabalho de captura.
A Delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado.
Promotores Aline Salvador e Olivan Costa Leal responsáveis pelo M.P.
Fatos:
30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito',...
'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade'...
'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia
Danos:
O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros
...
Percebam
Temos autoridades que sabem perfeitamente da situação desta e única Delegacia,e os riscos aos quais estão expostos estes agentes de segurança.
Em relação aos presos ( Vale lembrar que dia 10 de Dezembro foi o Dia Internacional dos Direitos Humanos ).
Autoridades andam armados pela cidade, inclusive dentro do Forum, possuém seguranças, Algumas autoridades comentam" A cidade é muito perigosa ".
e nós, os cidadãos como ficamos? Desarmados?
Sairão certamente algumas autoridades de licença " qualquer coisa " ou de férias " não merecidas ", em seus postos na cidade certamente como é usual durante o verão, não se encontrará um promotor, nem um juiz, talvez o mais próximo esteja a 65 km de Itacaré.
E então os moradores e os turistas não terão à assistencia necessária e vital durante suas férias, como sempre.
Na gestão do outro Delegado Djalma Napoleão Picado, presos doentes se amontoavam, colchões foram queimados para combater doenças, presos foram impedidos de procurar assistência médica, um inclusive com séria DST.
Podem imaginar 30 presos no espaço que não comportam 10? No calor da Bahia? Sem saber quando terão assistência jurídica? Sem saber de suas sentenças? Alguns ficaram meses para depois receberem uns" papeluchos como dizia este delegado " enfim despachos que eram inocentes. Vão reclamar a quem?
Nova delegada assumiu neste ano, mas não pode fazer milagres,nem consegue coletes e alimentação para os agentes que vão nos dar segurança neste verão e agora tem a delegacia destruída...
Orgãos superiores de Justiça e de Segurança do estado da Bahia sabem o que acontece na cidade de Itacaré, inclusive sabem por mim por inúmeros emails e fax. O descaso, o abuso, a prevaricação, a desumanidade é chocante e horrorizante. Mas nada fazem, não tomam providências e muito menos respondem, não retornam ligações.
Imbatíveis são neste jogo de poder e do silêncio!
Alguns chegam com boas intenções mas não basta, como dizem o inferno está cheio deles, é aqui está lotado.
Policiais fazem greve, Greve no legal ,Rebelião dos presos, mudam as palavras, mas é o sentimento de indignação, de desrespeito aos direitos que leva ao caos, a desordem ao sofrimento.
Corporativismos dizem alguns. "É assim mesmo "dizem outros, "a senhora se indispos com o outro promotor dizem eles", isto "aqui é um Mangue "dizem os advogados. Cumpra-se sentenças dizem eles em seus palácios ilusórios e desumanos.
Não são dignos de pisarem neste paraíso de Deus, o estão destruindo! Se não são capazes de honrarem seus cargos, os deixem! Fechem os portais da cidade e permitam que nos armemos contra os criminosos e contra alguns de voces que se igualam a estes!
Não queremos compactuar com seus desmandos, não vamos ficar calados com o que fazem contra seres humanos!
Deponham seus distintivos, deponham seus diplomas, suas togas e deixem lugar para os que não são covardes.
Queremos ouvir de voces que não capazes de nos dar segurança e vão deixar seus cargos!
Acabem com esta farsa com a qual nos submetem! Queremos segurança e justiça, se não são capazes de nos dar, abandonem seus cargos!
Não merecem o poder e a autoridade que vos damos!
Ana Maria C. Bruni
Itacaré -Bahia
Entre Rebeliões e Greve no Paraíso de Itacaré
Dia 15 de Dezembro de 2008
Cerca de 30 detentos fazem rebelião na delegacia de ItacaréUma rebelião de detentos tumultua a delegacia de Itacaré na manhã desta segunda-feira (15). Cerca de 30 detentos tomaram dois presos como reféns, colocaram fogo em colchões e estão quebrando as celas.
Segundo a Delegada Lisdeilli Nobre, por volta das 10h da manhã, apenas dois agentes da polícia civil e quatro policiais militares fazem a segurança do local. Mais tarde chegaram reforços da Polícia Militar. Até às 13h10, os policiais ainda estavam negociando com os detentos sem chegar a nenhuma solução ao conflito.
Os presos protestam contra a falta de audiências judiciais. Os detentos enviaram um comunicado para a delegacia e a para a imprensa 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor e juiz da comarca. Queremos a radio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos'
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12341&mdl=50
...
Cerca de 30 presos estão rebelados na delegacia de Itacaré, no extremo Sul do estado, desde o início da manhã desta segunda-feira (15). Dois detentos estão como reféns.
Os presos quebraram as celas e colocaram fogo em colchões. Eles reclamam da falta de audiência e de julgamento dos processos. A delegada aguarda a chegada de reforço da Polícia Militar.
No iBahia
...
Termina rebelião de detentos da delegacia de Itacaré
Os 28 presos que estavam rebelados desde o início da manhã na Delegacia de Itacaré, a 421 quilômetros de Salvador, terminaram o protesto por volta das 17h30 desta segunda-feira (15). Segundo a delegada titular da unidade, Lisdeilli Nobre, eles liberaram os dois presos que estavam como reféns. 19 presos foram transferidos para o presídio de Ilhéus. Os outros 9 permanecem na delegacia à espera das determinações da justiça.
Durante a rebelião, os detentos queimaram colchões arrebentaram grades. A principal reivindicação dos presos era a transferência de alguns internos por causa da superlotação nas selas. 'Além deles não serem julgados pela justiça e ficarem até mais de um ano aqui na delegacia, nós estamos com quase 30 detentos, divididos em quatro celas, enquanto a capacidade da delegacia são para oito', disse a delegada.
No início da rebelião, os presos entregaram uma carta para a delegada com as exigências para o fim do motim. 'Queremos a presença da imprensa para exigirmos a transferência de alguns internos, alvarás por excesso de prazo, para que temos direitos à liberdade. Queremos a nossa integridade física, palavra e assinatura do promotor (Olivan Costa Leal) e juiz da comarca (Doutor Alexandre Patos Valadares). Queremos a rádio e a Tv Santa Cruz. Assinado todos os detentos', dizia o comunicado.
Agentes da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira e da PM cercaram a unidade para evitar a fuga dos detentos. 'Nós estamos vulneráveis. Só há aqui na delegacia um delegado, um escrivão e dois agentes, para cuidar diariamente da segurança da cidade e destes 32 detentos, sendo dois menores em um quartinho da delegacia acusados de cometer um homicídio na cidade', relatou a escrivã da unidade, de prenome Cristina.
Outras delegacias do sul do estado e da capital registraram confusões neste período em que os policiais civis estão em greve. Nos último dias, houveram fugas nas unidades de Itabuna, Coaraci e Itabela. Em Salvador, na última terça-feira (9), 108 presos tentaram fugir de três delegacias da capital.
http://correio24horas.globo.com/noticias/noticia.asp?codigo=12382&mdl=50
...
Rebelião na cadeia de Itacaré acaba com transferência de presos para Ilhéus
As rebeliões se espalham pelas cadeias do sul da Bahia. Na segunda-feira, 15, 28 presos quebraram as quatro celas da carceragem da delegacia de Itacaré, no centro da cidade que fica a 428 km de Salvador. O quebra-quebra começou por volta das 10h30.
O grupo queimou colchões, quebrou paredes, arrancou as grandes de duas celas e fez reféns dois companheiros para impedir que os policiais da Companhia de Ações Especiais da Região Cacaueira (Caerc), que cercaram a delegacia, invadissem o local.
Eles também bloquearam a passagem da porta principal, que dá acesso às celas, com as duas grades que foram arrancadas. Durante o quebra-quebra, eles gritavam muito, pedindo a presença do juiz e de um promotor de justiça.
Os rebelados se queixam de que estão presos há mais de um ano e ainda não foram ouvidos pela Justiça. Na segunda, a delegada Lisdeili Nobre tentou falar com o juiz Alexandre Passos, mas ele não foi localizado. Os presos também querem ser transferidos das celas superlotadas da carceragem, que estão com o dobro da capacidade.
Segundo policiais, no início da tarde o grupo se acalmou, após a chegada de um promotor de justiça e do coordenador regional de polícia de Ilhéus, André Viana, que negociou a transferência de 19 detentos para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus.
Ainda segundo policiais, com a presença do promotor, para intermediar um diálogo com a Justiça, a delegada Lisdeili Nobre conseguiu negociar com os outros nove presos, que serão acomodados nas duas celas que foram pouco atingidas pelo quebra-quebra.
Leia mais a situação de Itacaré e Itabuna no A Tarde http://www.atarde.com.br:80/cidades/noticia.jsf?id=1031425
Leia no Itacaré News
O que é legal para a Justiça em relação a Policia Civil e Militar?